1. ENTRANDO NO CONDOMÍNIO COM VEÍCULO
Ao chegar, preste atenção se não existem pessoas paradas junto ao portão. Seficar inseguro, com dúvida, não entre! Dê uma volta no quarteirão eanalise melhor a situação. Se a dúvida persistir, entre em contato com a portariapra saber se está tudo bem. O mesmo procedimento é válido caso hajaum carro com passageiros parado ou se um carro tentar entrar atrás do seuno condomínio.
Ao abrir o portão, esteja atento a toda a movimentação ao redor para que nãoseja surpreendido por alguém que entrou no condomínio se aproveitando doportão aberto.
2. ENTRANDO A PÉ
Nunca permita que uma pessoa que você não conhece se aproveite do portão abertoe entre no condomínio junto com você. O porteiro pode achar que ela é suaacompanhante e não abordá-la.
Fechar o portão deixando a pessoa do lado de fora não é falta de educação e simmedida preventiva de segurança!
3. CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS DOMÉSTICOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS
A simples indicação de um amigo ou parente não é suficiente na hora decontratar uma pessoa que terá acesso a sua residência. Sempre peçadocumentação e verifique os antecedentes criminais antes da contratação.
Não permita que prestadores de serviço levem ajudantes, auxiliares ou qualqueroutra pessoa sem prévia identificação e autorização.
4. MANTER AS PORTAS DO APARTAMENTO TRANCADAS E UTILIZAR O OLHO MÁGICO.
Não abra a porta do seu apartamento sem antes identificar através do olhomágico quem está do lado de fora.
Oriente seus filhos e também seus empregados a nunca abrir a porta caso apessoa não tenha sido devidamente anunciada pelo interfone, mesmo que sejaum funcionário do condomínio.
5. CONTROLAR AS INFORMAÇÕES QUE VAZAM ATRAVÉS DE FUNCIONÁRIOS, NÃO FALAR DE
VALORES NA FRENTE DE EMPREGADOS.
É muito importante que seus empregados não saibam detalhes da sua situação financeira.
Se estiver comprando ou vendendo algo de valor (como carro, imóvel, etc.) eviteconversar sobre o assunto na frente dos empregados. Não divulgue emquantos bancos você tem conta, nem os saldos, aplicações. Não fale sobrevalores gastos em viagens, compras, passeios. Imagine que essa pessoa,por mais que seja “de confiança”, pode comentar inocentemente com umparente, um amigo ou no ônibus de volta pra casa.
Muitos assaltos e seqüestros são planejados a partir de informações passadaspelos empregados da vítima.
6. CONHECER E RESPEITAR AS REGRAS DE SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO
Normalmente os condomínios possuem regras de segurança visando à proteção e bemestar de todos.
Cumpra tais regras e faça com que os moradores e empregados da sua residênciatambém façam o mesmo.
7. LIBERAÇÃO DA ENTRADA DE ENCOMENDAS E PRESENTES.
Não libere a entrada de entregas que não tenham sido programadas. Na dúvida,entre em contato com a empresa responsável pela entrega e confirme oprocedimento.
Flores e presentes devem ser recebidos através de um passa-volumes no portão.Se o pacote for grande, identifique o responsável e confirme se o mesmorealmente está lhe enviando um presente antes de autorizar a entrada doentregador. Sempre avise a portaria sobre entregas programadas, faciliteo trabalho do porteiro.
8. NÃO DEIXAR AS CHAVES DO APARTAMENTO OU DE VEÍCULOS NA PORTARIA
Nos casos de ocorrências em condomínios, os primeiros apartamentos e veículosroubados serão aqueles que
dispõe de cópia das chaves na portaria,facilitando o trabalho do bandido.
9. FESTAS E EVENTOS
Sempre que realizar festas ou qualquer outro evento, confeccione uma lista como nome e sobrenome de todos os convidados e deixe na portaria. Com a listaem mãos, o porteiro poderá liberar a entrada de seus convidados com maioragilidade e só o incomodará no caso de alguma dúvida. Vocêaproveitará muito melhor seu evento sem precisar atender o interfone atoda hora.
10. MUDANÇAS
Ao se mudar, avise tanto o condomínio que você está deixando quanto ocondomínio para onde você estará se mudando sobre a data e empresa querealizará a mudança.
As mudanças tornam o condomínio mais vulnerável, principalmente quando aentrada ou saída dos móveis é realizada através do portão de veículos. Emfunção disso, os condomínios costumam alterar suas rotinas de segurançapara cobrir tal vulnerabilidade e por isso precisam ser avisados comantecedência.
Fonte: Grupo Pro Security