Autarquias do ABC nao vao aplicar multa por desperdicio de agua.

Os municípios do ABC que não são atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) decidiram que não vão aplicar multas para quem desperdiçar água.

Desta forma, Santo André, São Caetano e Mauá descartam - pelo menos por ora -, seguir o exemplo do governo do Estado, que anunciou punição para quem exagerar no consumo.

Os moradores dos outros municípios do ABC estão sujeitos a multa porque as cidades são atendidas diretamente pela Sabesp. A conta vai ficar 30% mais cara para quem elevar em mais de 20% o consumo de água, em relação à media mensal.

Sem multa

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou que "por ora, não há previsão de implantação de multa nos moldes divulgados pela Sabesp".

Desde fevereiro a autarquia dá desconto de 30% na conta para quem economiza 20% do consumo de água, o que já beneficiou 36 mil residências. Uma das novas estratégias em estudo é prorrogar o benefício.

"Há estudos para que o desconto, já aplicado pelo Semasa e oferecido aos usuários residenciais que economizarem, seja prorrogado. Outras medidas serão analisadas posteriormente", afirma a empresa em nota.

Cidade com a situação mais preocupante na região, São Caetano também não pretende aplicar multa. Por enquanto, o município não oferece nem mesmo desconto na conta para incentivar a redução no consumo.

No entanto, segundo a prefeitura, outras medidas estão sendo adotadas para evitar o desperdício.

"São Caetano do Sul vem trabalhando no processo de conscientização. O DAE entra em contato e envia avisos de excesso de consumo aos usuários que estão utilizando água acima da média. Além disso, mensagens de atenção estão sendo impressas em todas as contas", informa o DAE (Departamento de Água e Esgoto).

A autarquia complementa: "Não serão tomadas medidas punitivas, porém não estão descartadas". A empresa ainda está estudando uma forma de premiar os munícipes que estão economizando água, mas não há definição de quando - e se -, o benefício será de fato criado. A ideia está sendo discutida pelo menos desde fevereiro.

São Caetano depende integralmente do Sistema Cantareira, que tem registrado níveis cada vez mais baixos. O nível dos reservatórios chegou a 11,9% de capacidade nesta terça-feira (22).

Procurada pelo RD, a Sama (Saneamento Básico do Munícipio de Mauá) não respondeu se pretende aplicar multa para quem desperdiçar água.

A aplicação da medida na cidade é improvável, porque nem mesmo desconto foi oferecido para os moradores que economizaram.

Billings socorre Cantareira

A crise hídrica levou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) a anunciar que o sistema Rio Grande (que capta água de um braço da reperesa Billings) vai ajudar no abastecimento de bairros que hoje são atendidos pelo sistema Cantareira.

A Billings abastece três cidades do ABC: Santo André, São Bernardo e Diadema. O sistema Rio Grande está em situação confortável, com 95,6% da capacidade. A Sabesp ainda não deixou claro como será o remanejamento e como isso poderá afetar a região.

O Semasa diz que "ainda não foi comunicado pela Sabesp sobre como ocorrerá o procedimento de captação e envio de água do Sistema Rio Grande para abastecimento de residências da cidade de São Paulo. Por conta disso, não é possível dizer ainda se este processo afetará o abastecimento na cidade de Santo André".

A própria Sabesp reconhece que os remanejamentos de água feitos em São Paulo provocaram falta d´água em diversos bairros da capital.

 

Fonte: Site Repórter Diário.