Cuidados com a dedetização

O período que antecede a primavera é o momento ideal para renovar a dedetização do prédio. Para que esse procedimento não traga dores de cabeça desnecessárias, preste atençlão aos seguintes pontos:

 

  1. Escolha bem a empresa que irá prestar o serviço. É indispensável que ela tenha licença da Vigilância Sanitária. A aplicação dos produtos químicos utilizados nesses casos requer equipamentos de segurança e técnicas específicas.
  2. Avise os condôminos para deixarem o apartamento livre no dia da dedetização. Se o morador fizer questão de acompanhar o serviço - por medida de segurança, por exemplo, ele deverá usar equipamentos de proteção fornecidos pela empresa, a saber: luvas, máscaras e guarda-pó.
  3. Animais domésticos também devem ser retirados do local.
  4. É recomendável esperar de quatro a seis horas para voltar ao ambiente depois da dedetização. Mulheres, crianças e animais de pequeno porte - especialmente gatos, que são muito sensíveis a produtos quimicos - devem esperar pelo menos oito horas.
  5. É importante que esses alertas sejam feitos com antecedência, para que os moradores possam se programar. Lembre-se de reforçar o aviso nos dias anteriores ao serviço.
  6. Nos empreedimentos comerciais em que funcionam lanchonetes, restaurantes e assemelhados, além da dedetização periódica, é recomendável fazer também o acompanhamento mensal sobre tudo para o combate de baratas e de formigas. Isso não é exigido por lei, mas é um procedimento que traz benefícios a todos. Ambos os insetos apresentam altissimo potencial de contaminação.

 

 

Fonte: Revista Secovi - SP