Lixeiros do ABC podem deflagrar greve na sexta-feira

Trabalhadores de empresas de coleta de lixo dos municípios do ABC vão decidir na próxima sexta-feira (28) se entrarão em greve. Os profissionais vão definir em assembléia, no final da tarde, se vão aceitar a proposta de reajuste oferecida pelo sindicato patronal.

A categoria quer aumento de 16% nos salários, mas até o momento, as empresas ofereceram 10% de reajuste. Até sexta-feira, uma nova proposta deve ser apresentada aos funcionários.

Em São Bernardo, trabalhadores do setor chegaram a cruzar os braços por dois dias. A greve, que começou na última segunda-feira (24), terminou na tarde desta terça (25). Dos cerca de 1300 funcionários da SBC Valorização de Resíduos, aproximadamente 700 aderiram à paralisação.

Motivos
Segundo os diretores do Simeaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Manutenção de Áreas Verdes Públicas e Privadas), a paralisação em São Bernardo ocorreu devido à insatisfação dos trabalhadores quanto à postura da SBC, que promoveu aumentos de até 25% para parte dos profissionais, em detrimento a outros funcionários.


A SBC reajustou os salários de trabalhadores como mecânicos e borracheiros, o que causou insatisfação nos funcionários que trabalham diretamente na rua (varredores, coletores e serviços diversos).


"Os companheiros da manutenção receberam reajuste em um índice fora da data-base, de 10% a 25% de aumento. Valorizaram o mecânico e o borracheiro, e daí os coletores, quem vai para rua, se sentiu inferior", explica o diretor financeiro do Simeaco, Marcelo Avelino.


Fim da paralisação
Os trabalhadores de São Bernardo preferiram aguardar as negociações previstas para esta semana e decidiram encerram a greve nesta terça-feira.


Nesta quarta, uma audiência será realizada com a SBC para tentar obter uma proposta que atenda a reivindicação da categoria. A decisão sobre a retomada ou não da paralisação será tomada em conjunto com outros trabalhadores do ABC, na assembleia marcada para a sexta-feira.

Prefeitura
A Prefeitura de São Bernardo se posicionou a respeito da paralisação dos lixeiros, e reiterou a informação divulgada pelo sindicato, de que a greve foi finalizada.

Nota da Prefeitura de São Bernardo:

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (25) entre os coletores e o sindicato da categoria, ficou decidido que os serviços de coleta de lixo em São Bernardo serão retomados na manhã desta quarta-feira (26).


A Prefeitura notificou a empresa SBC Valorização de Resíduos, responsável pelo serviço na cidade, para que voltasse com a coleta imediatamente sob pena de multa prevista em contrato. Nos dois dias em que a greve durou, a Administração adotou como medida a continuação do serviço com 15 caminhões e funcionários da Prefeitura a fim de não deixar a cidade sem o serviço.

A previsão é que a coleta seja normalizada em todo o município já na tarde da próxima quinta-feira (27).

 

 

Fonte: Site RD - Repórter Diário