Reciclar é preciso !

O aumento da consciência ecológica e por mudanças na legislação, o interesse pela coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos vem aumentando cada vez mais.
Por isso gostaríamos de chamar sua atenção sobre a importância de cuidar do meio ambiente, a começar pela sua própria residencia. Nos condomínios, onde convive muita gente, é ainda mais relevante ter iniciativas que ajudem a diminuir a quantidade de resíduos para descarte. Confira três sugestões:

  • Reduzir

Quanto menor for a produção de resíduos, menores serão os problemas para acondicionar, coletar, transportar e dar destino final. 
Evite:
- Utilizar em excesso produtos descartáveis, como copos, pratos e toalhas; 
- Sacolas plasticas nos supermercados; 
- Embalar excessivamente os lanches (não há necessidade de utilizar papel alumínio e depois colocar dentro de um saquinho plastico).

  • Reutilizar

Dê uma nova destinação aos materiais usados: 
- O outro lado da folha de papel pode servis para anotar recados; 
- Use pratos e copos laváveis (deixe os descartáveis apenas para ocasiões que realmente os exijam); 
- Prefira baterias recarregáveis no lugar de pilhas.

  • Reciclar

Significa transformar resíduos em novos produtos. O resíduo é tratado como matéria-prima, evitando sua extração da natureza. Separe os resíduos em dois grupos: molhado e seco. Numa segunda etapa, é possível coletar cada grupo individualmente. Essa separação permite melhor aproveitamento dos resíduos, ms sua operacionalidade é mais complexa.




Seguem algumas dicas para que todos saibam separar e acondicionar o lixo de maneira adequada:

  1. O lixo deve ser separado e embalado pelos moradores em suas respectivas unidades.
  2. Após a separação, acondicione cada tipo de lixo em sacos de diferentes cores.
  3. Lembre-se de limpar ou lavar os potes e garrafas que vão ser descartados, a fim de retirar o resto do produto que continham, evitando a proliferação de vetores (insetos, roedores e outros). 
  4. O condomínio deve possuir lixeiras bem identificadas, se possível com cores diferentes para cada tipo de lixo. Se houver espaço, os andares podem ter duas lixeiras, sendo uma para lixo seco e outra para lixo molhado. Nunca obstrua as rotas de fuga !


Fonte: Revista Secovi - SP